Novembro 2024
Poder-se-ia dizer que a submissão de manuscritos a editoras é uma saga. Até se podia dar o exemplo de autores, hoje conhecidos, que já passaram por isso, como J.K. Rowling ou Stephen King.
Depois de uma evidente filtragem de editoras a quem enviar o manuscrito (não vou enviar um livro de contos a uma editora de livros de direito ou de culinária, certamente), e de toda a preparação do texto e documentos a enviar, pouco mais de uma dezena de editoras irá receber o meu mail. A maior parte das editoras não responde, outra pequena parte, mais educada, responde a dizer que tem a agenda editorial fechada. Depois há outras respostas, para além do inevitável orçamento daquelas que escaparam ao nosso filtro e investigação, respostas que nos deixam atónitos e nos levam a pensar se deveremos enviar mais algum manuscrito para aquela editora.
No corpo do texto especifico que envio uma amostra do livro, com os contos já publicados em revistas e coletâneas (portanto, já atestados por júris), responde-me uma editora, que certamente não leu o meu mail, que eu tinha enviado uma obra incompleta, insuficiente para publicação, que eu não tinha noção do material necessário para um livro, bem, nem vale a pena continuar a partilhar mais conteúdo do mail. Claro, eu poderia ter respondido à senhora se ela sabia o que era uma amostra, mas certamente que não valia a pena. O que não merece não tem resposta da minha parte. Que me chamem mal educada!
Isto para partilhar convosco que, toda a informação que encontram na internet sobre como devemos submeter manuscritos não conta com a diversidade de pessoas que encontramos do outro lado, incluindo aquelas que decidem responder sem ter lido nada. Sim, porque também já recebi respostas cujo conteúdo nada tinha a ver com o manuscrito por mim enviado, e que, portanto, claramente que não era para mim.
Uma vez que recebes esta newsletter no mail, podes sempre partilhá-la com os teus contactos que achas que se vão interessar.
Novidades
Destaco a pré-publicação de um artigo científico elaborado no âmbito da Especialização em Gestão de Bibliotecas Escolares que realizei no Instituto Europeu de Estudos Superiores (em Fafe). (Credible and non-credible sources of information: students' perception of their skills);
O colar, crónica publicada na revista InComunidade.
“O abraço”, “Em busca do fim do caminho” e “De mão dada…” pequenos contos publicados na newsletter do Clube de Leitura Transatlânticos.
A poesia de Catulo, poema publicado na Revista Aorta.
Podem ouvir o episódio #218 do programa de Rádio “A Culpa é das Estrelas” em que foram lidos alguns textos da minha autoria, crónica e poesia.
Serei um dos poetas participantes na Ofélia - Agenda Poética 2025
Desta foi a minha vez de me apresentar na newsletter do Clube de Leitura Transatlânticos:
No Repórter Sombra deixei a crítica ao livro Contos da Serpente e da Lua.
Testemunhos
Recomendações
Aproveitem para ler a revista Samsara - Crescer, com a participação de muitos autores portugueses!
Leiam também os poemas de Cecília Barreira publicados postumamente na revista InComunidade.
Recordar
Publicado na revista InComunidade a 11/2017