Dezembro é um mês de balanços. Livros lidos, objetivos cumpridos, quilos perdidos… confesso que funciono mais em anos letivos, e a altura dos balanços seja, para mim, agosto/ setembro. Mas em respeito aos leitores da newsletter, faço desta feita o balanço dos textos publicados. Em setembro de 2023 decidi que tinha de submeter mais textos a concursos, coletâneas e revistas literárias, e o resultado foi fabuloso. O critério de escolha no que submeter não foi sempre o mesmo, mas aproximadamente andou por: (1) tenho texto que se enquadre?, (2) tenho tempo para escrever novo texto?, (3) apesar de ser vanity até gosto do projeto?
Num total de 52 submissões, foram 27 os textos selecionados para publicação (neste momento ainda não estão todos publicados) e 2 os prémios literários: 3º concurso Prosa e Poesia da Cáritas Diocesana de Coimbra - 2º prémio de prosa com o conto “A Fotografia” - ainda inédito; e Menção Honrosa no Prémio de Poesia (internacional) realizado em colaboração com a Biblioteca Municipal Carlos Brito (Alcoutim), com o poema “Um dia a terra emitiu um urro profundo”, texto que entretanto foi publicado em ebook pela organização do concurso (ver Aqui e aqui) Ao que podemos ainda juntar 29 artigos publicados no Repórter Sombra, e as colaborações com o programa de rádio A culpa é das estrelas”. Uma temporada e tanto, sobretudo para aqueles que por aí referem que a minha atividade não é nada de especial, e para os outros que acreditam - qual o pior?
Uma vez que recebes esta newsletter no mail, podes sempre partilhá-la com os teus contactos que achas que se vão interessar.
Novidades
No Repórter Sombra: Porque há poucos professores jovens?; Vila Galé Nep Kids - “O hotel das crianças”; “Sr. João” (crónica); “O sorriso enigmático do javali”
Saíu um ebook com os poemas participantes no Prémio de Poesia (internacional) realizado em colaboração com a Biblioteca Municipal Carlos Brito (Alcoutim), em que se encontra o meu poema “Um dia a terra emitiu um urro profundo”. Aqui e aqui;
"Somos Amazonas", "Nós seremos os deuses", "Cassandra", "Morri no dia em que os meus filhos nasceram", "Um útero dentro de outro" - poemas publicados na Revista da Tradição Lusitana (2º semestre 2024);
Um vídeo da Maria Gaio sobre o meu livro “O Príncipe e o Lobo” no Instagram:
“O verão é sempre primavera”, poema presente na Agenda Ofélia 2025. Podem verificar a minha partilha no Instagram
O episódio de “A Culpa é das Estrelas” nº 223 foi feito a partir da minha crónica “O pensamento e a observação do mundo”.
Recomendações
Desarrumar a escrita: oficina prática, por Samuel Pimenta
Turismo do Alentejo e Ribatejo quer atrair turistas pela literatura através de roteiros
Portugueses lêem pouco, mas jovens como Sofia e Eva (e o TikTok) estão a inverter tendências
Recordar
Um dos meus textos favoritos de sempre. Publicado inicialmente no DN Jovem nos anos 90. Na revista Literária Sítio. Torres Vedras: 2014 Está presente no livro Contos Breves (2015).
Publicidade
Deixo aqui a capa de coletâneas em que participei até 2023, papel e online: